Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
Centrando a temática dos seminários em grandes áreas do conhecimento histórico (história económica e social, história política, história cultural, etc) ou em temas mais específicos, o 2º ciclo de História dá sequência à aprendizagem do 1º ciclo. Mas ao dar também uma maior atenção às fontes históricas e seu tratamento, tem também em vista a produção de trabalhos científicos de pequena ou, no caso da dissertação, de média dimensão. Deste modo, o 2º ciclo visará promover o aprofundamento do saber relativo à História de Portugal, da Europa e do Mundo em diferentes perspetivas, das quais se poderão salientar:
- Consolidação de saberes tradicionais e possibilidade de cultivo de novas áreas de pesquisa.
- Reflexão sobre problemáticas, conceitos e modelos teóricos e interpretativos em diálogo inter e transdisciplinar com outras Ciências Sociais e Humanas.
- Dotação dos alunos de competências e de instrumentos metodológicos e teóricos específicos para a pesquisa e a construção histórica.
Saídas Profissionais
Os mestres em História ficam habilitados a desenvolver atividades nas áreas da cultura e do património, estando habilitados para desempenhar funções de assessoria cultural em diversas instituições, públicas e privadas, tais como: autarquias, associações culturais e cívicas. A formação adquirida tem validade no mundo empresarial contemporâneo, na produção de conteúdos históricos (filmes e jogos multimédia), recriação de eventos históricos, produção de informação para projetos de desenvolvimento nas áreas do património e turismo.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
- Alicerçando-se nas aprendizagens do primeiro ciclo o aluno reforçará as competências seguintes:
- Competência de definir temas e elaborar projetos de investigação.
- Capacidade de pesquisar, decifrar e analisar criticamente a informação, incluindo informação complexa e contraditória, em fontes historiográficas e documentais.
- Aprofundar conhecimentos em algumas áreas científicas afins da História: paleografia, diplomática, codicologia, genealogia, cartografia histórica, bem como no campo das Humanidades e das Ciências Sociais.
- Utilizar novas metodologias, nomeadamente as inerentes à Informática Aplicada.
- Capacidade de expor, com clareza, ao nível da oralidade e da escrita, os resultados da investigação, nomeadamente a competência de editar fontes e elaborar textos historiográficos de acordo com as normas científicas históricas.