Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O programa de Mestrado em Filosofia (2º Ciclo) complementa conhecimentos adquiridos no 1º Ciclo, ampliando‐os e orientando‐os para níveis mais avançados. O objectivo é habilitar os alunos, a um nível intermédio (por oposição a elementar do 1º Ciclo e a avançado do 3º), com um conjunto de conceitos, técnicas, teorias e problemas característicos de territórios centrais da Filosofia como a História da Filosofia, a Ética e a Filosofia Política, a Epistemologia e a Metafísica, a Lógica e a Filosofia da Linguagem. Aos alunos serão exigidas capacidades básicas de investigação que incluem a familiarização com os desenvolvimentos da discussão naquelas áreas, a pesquisa bibliográfica, em bases de dados e arquivos, bem como a aquisição de capacidades expositivas que possam apresentar de modo claro as preocupações intelectuais próprias de cada um.
O estudo da Filosofia na Universidade de Lisboa visa a aquisição dos conceitos, técnicas, problemas, argumentos e métodos, básicos ou avançados, que caracterizam uma das áreas mais antigas do conhecimento humano: a Filosofia. A Filosofia trata de questões gerais acerca da realidade, do conhecimento, da linguagem, do raciocínio, da sociedade e da acção (bem como das conexões entre estes).
A Filosofia prepara a pessoa para uma vida mais reflectida, para desenvolver investigação avançada na área e ainda para exercer actividade em profissões que realçam o pensamento e a argumentação, bem como a análise de ideias, conceitos e problemas.
Cursar Filosofia é uma oportunidade única para conhecer os grandes sistemas de pensamento que determinaram a evolução da Cultura Ocidental e para, em simultâneo, tomar conhecimento dos problemas da actualidade, quer relativamente ao pensamento teórico e às ciências, tanto naturais como exactas, quer relativamente aos grandes domínios da Ética, da Política e da Estética, entre outros.
Devido à sua orientação para os temas e problemas fundamentais, o estudo da Filosofia é útil quer como primeira formação, quer como formação secundária ou complementar. Nomeadamente, são muito proveitosas frequências orientadas a partir de interesses já definidos, como, por exemplo, a Estética, as Ciências Naturais, a Medicina, os problemas do Ambiente, as questões sociais e políticas, etc.
Frequentaram o curso de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa personalidades como Mário Soares (antigo Presidente da República), Jaime Gama (antigo Presidente da Assembleia da República), Isabel Alçada (antiga Ministra da Educação e Escritora), Vasco Pulido Valente (Escritor e comentador político), Maria João Seixas (Escritora e Jornalista), António Reis (Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano), João Queiróz (Artista Plástico), Fernando Mascarenhas (Marquês da Fronteira), Maria Cabral (Actriz), Maria Isabel dos Santos (Sociedade Francisco Manuel dos Santos).