Vistos de Estudos nos Consulados de Portugal no Brasil

Vistos de Estudos nos Consulados de Portugal no Brasil

Como pedir o seu visto de estudos junto aos Consulados?

Post atualizado em 16 de Maio de 2022

Para facilitar o seu processo de pedido de vistos de estudos,  os Consulados de Portugal no Brasil estão relacionados abaixo, com a indicação de como proceder para o pedido de visto de estudante (visto de residência e visto de estada temporária).

Conheça os diferentes tipos de vistos aqui.

 

Todos os consulados estão recebendo os pedidos de vistos de estudo normalmente. Estes pedidos são recebidos através da empresa VFS Global que encaminha a solicitação e documentos aos consulados. Veja a relação de consulados:

 

Consulado Geral de Portugal em São Paulo:

Para onde enviar os documentos por correio? VFS Global de São Paulo – Edifício Itamaraju – Rua Butantã – número 434 – 5º andar – cj 52,53 e 54 – Pinheiros – Sao Paulo – SP – CEP: 05424-000

Como fazer o pagamento da taxa consular? Consulte este link.

 

Nota: É muito importante que o estudante que já recebeu o email da instituição, e que terá prioridade no pedido de visto de estudos,  identifique-se na capa do processo a ser enviado pelo correio com estas informações: Nome do Estudante, Instituição de Ensino, Tipo de Visto (Residência ou Temporário).

 

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro

Para onde enviar os documentos por correio? VFS Global do Rio de Janeiro – Edifício Candido Mendes Rua da Assembleia 10, 35 andar, salas 3513, 3514, 3515 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20011-901

Como fazer o pagamento da taxa consular? Consulte este link.

 

Consulado de Portugal em Belo Horizonte (Minas Gerais)

Para onde enviar os documentos por correio? VFS Global – Alameda Oscar Niemeyer, 1033, sala 627, portaria 3, Vila da Serra, Nova Lima-MG, CEP 34.006-065

Como fazer o pagamento da taxa consular? Deve ser feito transferência por TED conforme instrução no email abaixo ou consulte este link.

 

Consulado de Portugal em Brasília

Para onde enviar os documentos por correio? VFS Global em Brasília – Edifício Capital Financial Center, SIG Quadra 04, Lt 75/175, 1º andar, Sala 116, Bloco A, Brasilia – DF, CEP: 70.610-440

Como fazer o pagamento da taxa consular? Deve ser feito transferência por TED conforme instrução no email abaixo ou consulte este link

 

Consulado de Portugal em Salvador

Para onde enviar os documentos por correio? É necessário que encaminhe os documentos conforme o checklist do seu visto juntamente com o seu passaporte original para o seguinte endereço: Av. Tancredo Neves, 2227 – Condomínio Salvador Prime – 10º andar – Sala 1007 Caminho das Árvores – Salvador  – CEP 41820-021

Como fazer o pagamento da taxa consular? Deve ser feito transferência por TED conforme instrução no email abaixo ou consulte este link.

 

Nota Importante: Em todos os casos acima, o estudante deverá entregar juntamente com a documentação o seu passaporte original. O mesmo será devolvido via correio quando da emissão do visto de estudo. Portanto, não poderá retirar o passaporte ou vir para Portugal, mesmo que o visto não saia até o início das aulas. O estudante, neste caso, deverá aguardar no Brasil até a conclusão do processo de visto.

Em qualquer eventualidade de perder aulas em função do atraso no visto, avise a sua instituição de ensino em Portugal e, quando estiver em Portugal, basta conversar com os professores para obter os conteúdos das aulas perdidas.

 

Lista de Documentos Necessários para o Pedido de Visto de Estudos

Os estudantes deverão remeter toda a documentação necessária à instrução do pedido por correio, de acordo com as instruções de posto consular da sua residência acima e aguardar o deferimento do seu pedido de visto de estudo.

Quando o mesmo estiver pronto, serão contactados pela VFS. Não deverão deslocar-se presencialmente aos postos consulares ou aos centros da VFS sem agendamento prévio.

 

>> PRAZO MÉDIO DE CONCLUSÃO E ENTREGA DESTES VISTOS: 60 (sessenta) DIAS.

 

Plataforma Europeia Reopen.europa.eu

Nesta plataforma constam todas as regras de fronteiras e restrições de entrada. Como os brasileiros podem vir para Portugal com voos que tenham conexão com outros países da Europa, é muito importante a consulta nesta plataforma para evitar surpresas desagradáveis na chegada à comunidade europeia.

 

Essa é a contribuição da EduPortugal em assegurar que os estudantes e as nossas instituições de ensino parceiras recebam informações atualizadas, permitidas na lei portuguesa e dentro das regras estabelecidas pelo governo de Portugal.

 

Assessoria Jurídica para Vistos da EduPortugal

Consulte ainda a nossa assessoria jurídica para ter a certeza que entregará a sua documentação corretamente aos Consulados de Portugal no Brasil e/ou junto à SEF em Portugal.

>> Veja aqui mais informações.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.