Vistos de Estudo - Reabertura Parcial dos Consulados de Portugal no Brasil

Vistos de Estudo – Reabertura Parcial dos Consulados de Portugal no Brasil

Vistos de Estudo – Reabertura Parcial dos Consulados de Portugal no Brasil

Os Pedidos de Vistos de Estudos estão a ser retomados. Confira aqui!

Rev.4 | Post atualizado em 1º de Julho de 2020

 

Se você assistiu a LIVE da EduPortugal no Instagram, aqui estão os assuntos abordados. Para quem não assistiu, siga a @eduportugal.eu no Instagram e assista a gravação no nosso IGTV.

Todos os consultados de Portugal no Brasil estão relacionados abaixo, com a indicação de como proceder para o pedido de visto de estudante (visto de residência e visto de estada temporária).

 

Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Neste momento o pedido de vistos continua suspenso. O Consulado dará prioridade apenas para o processamento de pedidos de visto por correio exclusivamente para os estudantes que constarem da lista que foi remetida pela DGES. Para saber se você consta ou não desta lista, deverá ter sido admitido por uma instituição de ensino superior e já ter a sua matrícula/carta de aceitação. Neste caso, aguarde o recebimento do email com estas diretrizes por parte da sua futura instituição portuguesa. Caso tenha alguma dúvida, contate a secretaria acadêmica.

Quando podem requerer? A partir de 23/06/2020, apenas os estudantes que estiverem na lista da DGES. A partir de 01/07/2020 QUALQUER estudante com carta de aceitação pode requerer o visto exclusivamente via correios.

Nota VFS SP: Informamos que TODOS os pedidos de visto de ESTUDANTES estão sendo aceitos exclusivamente via correios. Pedimos a todos os estudantes, que quando o agendamento for liberado não o realizem, nem compareçam presencialmente em nossos escritórios, pois este ficará exclusivo apenas à outras categorias de visto.

Veja a nova nota da VFS Globo de todos os escritórios

Nota: É muito importante que o estudante que já recebeu o email da instituição, e que terá prioridade no pedido de visto,  identifique-se na capa do processo a ser enviado pelo correio com estas informações: Nome do Estudante, Instituição de Ensino, Tipo de Visto (Residência ou Temporário).

Para onde enviar os documentos por correio? VFS Global de São Paulo – Edifício Itamaraju – Rua Butantã – número 434 – 5º andar – cj 52,53 e 54 – Pinheiros – Sao Paulo – SP – CEP: 05424-000

Como fazer o pagamento da taxa consular? Consulte este link.

Dúvidas pelo e-mail: [email protected]

>> Veja aqui o email oficial da VFS Global com as instruções dadas em 25/06/2020

 

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro

O Consulado está a processar os pedidos de visto (Estudo ou Investigação) para qualquer estudante que tenha a carta de aceitação e a documentação completa para tal.

Quando podem requerer? Por Correio a partir de 23/06/2020 e assim permanecerá a partir de 01/07/2020. Não há mais agendamento para vistos de estudos. Todos os pedidos devem ser submetidos por correios. Veja aqui o novo comunicado da VSF Global.

Para onde enviar os documentos por correio? VFS Global do Rio de Janeiro – Edifício Candido Mendes Rua da Assembleia 10, 35 andar, salas 3513, 3514, 3515 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20011-901

Como fazer o pagamento da taxa consular? Consulte este link.

Dúvidas pelo e-mail: [email protected]

>> Veja aqui o link com a informação oficial do Consulado Geral do Rio de Janeiro

 

Consulado de Portugal em Belo Horizonte (Minas Gerais)

A VFS Global irá receber os pedidos de vistos de estudo via correio.

Quando podem requerer? A partir de 01/07/2020 exclusivamente via correio. Não haverá agendamento presencial. Veja aqui o novo comunicado da VFS Global.

Para onde enviar os documentos por correio? VFS Global – Alameda Oscar Niemeyer, 1033, sala 627, portaria 3, Vila da Serra, Nova Lima-MG, CEP 34.006-065

Como fazer o pagamento da taxa consular? Deve ser feito transferência por TED conforme instrução no email abaixo ou consulte este link

>> Veja aqui o email oficial da VFS Global em Minas Gerais enviado para a EduPortugal

 

Consulado de Portugal em Brasília

A VSF Global irá receber os pedidos de visto de forma faseada.

Quando podem requerer? A partir de 23/06/2020 exclusivamente via correios e a partir de 01/07/2020 continuará exclusivamente via correios. Veja aqui o novo comunicado da VFS Global.

Para onde enviar os documentos por correio? VFS Global em Brasília – Edifício Capital Financial Center, SIG Quadra 04, Lt 75/175, 1º andar, Sala 116, Bloco A, Brasilia – DF, CEP: 70.610-440

Como fazer o pagamento da taxa consular? Deve ser feito transferência por TED conforme instrução no email abaixo ou consulte este link

>> Veja aqui o link com a informação oficial da Embaixada de Portugal em Brasília

 

Consulado de Portugal em Salvador

A VFS Global de Salvador, que atende todo os processos de visto do Consulado de Portugal em Salvador enviou informações para a EduPortugal em 25/06/2020 com a reabertura dos serviços.

Quando podem requerer? A partir de 06/07/2020 exclusivamente via correios.

Para onde enviar os documentos por correio? É necessário que encaminhe os documentos conforme o checklist do seu visto juntamente com o seu passaporte original para o seguinte endereço: Av. Tancredo Neves, 2227 – Condomínio Salvador Prime – 10º andar – Sala 1007 Caminho das Árvores – Salvador  – CEP 41820-021

Como fazer o pagamento da taxa consular? Deve ser feito transferência por TED conforme instrução no email abaixo ou consulte este link.

>> Veja aqui o Email Oficial da VFS Global de Salvador enviado para a EduPortugal

 

Vice-Consulado de Portugal em Recife

Não há informação até o momento.

 

Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza

Não há informação até o momento.

 

Vice-Consulados de Curitiba e Porto Alegre

Estes vice-consulados também passam a receber os pedidos de visto, mas não há divulgação da forma de envio ainda, se por correio ou presencial. Em breve as informações serão atualizadas aqui, após o pronunciamento desses vice-consulados.

Nota Importante: Em todos os casos acima, o estudante deverá entregar juntamente com a documentação o seu passaporte original. O mesmo será devolvido via correio no final do processo. Portanto, não poderá retirar o passaporte ou vir para Portugal, mesmo que o visto não saia até o início das aulas. O estudante, neste caso, deverá aguardar no Brasil até a conclusão do processo de visto.

Em qualquer eventualidade de perder aulas em função do atraso no visto, avise a sua instituição de ensino em Portugal.

 

Lista de Documentos Necessários para o Pedido de Visto de Estudos

Os estudantes deverão remeter toda a documentação necessária à instrução do pedido por correio, de acordo com as instruções de posto consular da sua residência acima e aguardar o seu deferimento.

Quando o mesmo estiver pronto, serão contactados pela VFS. Não deverão deslocar-se presencialmente aos postos consulares ou aos centros da VFS sem agendamento prévio.

 

Reabertura da Fronteira de Portugal com Espanha

Está previsto para o dia 01/07/2020 a reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha. Desta forma, estamos a reforçar que nenhum estudante tem a necessidade de vir para Portugal neste momento ou até o final do mês de Julho. Como as aulas iniciam apenas em Setembro ou Outubro, recomendamos que o estudante venha para Portugal apenas a partir da 2ª quinzena de Agosto, nos casos mais antecipados. Reforçamos que não há nenhuma necessidade do estudante chegar com tanta antecedência.

>> Veja aqui o Novo Despacho de 30/06/2020 que determina as regras para a entrada em Portugal de cidadãos europeus e terceiros (brasileiros) que virão para Portugal estudar.

>> Reforçamos que nenhum estudante internacional que iniciará um curso superior em Portugal a partir de Setembro tem, de fato, a necessidade de chegar em Portugal antes de 15 de Agosto de 2020. Portanto, não serão aceitos estudantes internacionais para estes fins e sem visto nos meses de junho, julho e início de agosto.

Teste Sorológico

Há algumas instituições que estão a enviar informações para os estudantes realizarem o teste sorológico ao chegar em Portugal, como medida preventiva.

A EduPortugal esteve sempre a recomendar aos seus estudantes que, se possível, tragam um teste sorológico do Brasil com 72 horas antes do embarque, também como medida preventiva, apesar de não ser exigido por nenhum órgão do governo até 29/06/2020. Entretanto, com base no novo despacho de 30/06/2020, o que era recomendado passou a ser regra: o estudante brasileiro (sem nacionalidade europeia) deve trazer o teste da COVID-19 com até 72 horas antes do embarque e trazer o comprovante no embarque.

 

Plataforma Europeia Reopen.europa.eu

Esta plataforma foi divulgada pela comunidade europeia na semana passada e nela constam todas as regras de entrada, fronteiras e restrições de entrada. Como os brasileiros podem vir para Portugal com vôos que tenham conexão com outros países da Europa, é muito importante a consulta nesta plataforma para evitar surpresas desagradáveis na chegada à comunidade europeia.

Neste momento, apenas vôos com partidas de São Paulo e Rio de Janeiro estão autorizados a aterrar em Portugal.

 

Essa é a contribuição da EduPortugal em assegurar que os estudantes e as nossas instituições de ensino parceiras recebam informações atualizadas, permitidas na lei portuguesa e dentro das regras estabelecidas pelo governo de Portugal.

 

Consulte ainda a nossa assessoria jurídica para ter a certeza que entregará a sua documentação corretamente aos Consulados de Portugal no Brasil e/ou junto à SEF em Portugal. Veja aqui mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *