Conheça como Funciona o Sistema de Educação em Portugal

Calendário acadêmico

O ano letivo em Portugal é diferente do brasileiro. Ele é dividido em dois semestres, o início das aulas é a partir de Setembro e termina em janeiro e o segundo semestre ocorre entre fevereiro e junho.

 

Avaliações

Já o sistema de avaliações é similar ao existente no Brasil. Podem ser ao longo do curso (contínua) ou apenas no final, dependendo do curso ou do módulo adotado. Em um esquema de avaliação contínua, durante o ano letivo, os alunos enviam um ou dois trabalhos, preparam apresentações ou realizam provas curtas. No final do ano letivo ou do módulo, realizam-se os exames finais. As notas vão de 0 a 20.

 

O Sistema de Ensino Superior

O sistema de ensino superior português passou por uma profunda reforma, de acordo com a estratégia de modernização do ensino superior em toda a Europa que promove a economia e a sociedade baseadas no conhecimento. Uma série de medidas foram introduzidas nos últimos anos para a realização do chamado Processo de Bolonha, com o objetivo de ampliar o acesso ao Ensino Superior, particularmente para novos públicos, garantindo avaliação de qualidade, modernizando e internacionalizando o Ensino Superior.

O ensino superior é dividido em três ciclos de estudos – Licenciatura, Mestrado e Doutorado, como poderá ver no esquema abaixo.

O ensino superior pode ser pela educação universitária ou pela educação politécnica. Apenas o terceiro ciclo – doutorado – é feito pela educação universitária.

A rede de instituições públicas de ensino superior compreende 14 universidades, 20 institutos politécnicos e 6 instituições de ensino superior militar e policial.

A rede de instituições privadas de ensino superior compreende 36 universidades e 64 institutos politécnicos.