Visualização de Informação

Download da Brochura >>

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
PG
CREDITOS:
60

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Objetivos

O programa de Pós-Graduação em Visualização de Informação – uma iniciativa conjunta da FCSH, da FCT e da IMS, três unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa – visa dar resposta à necessidade de formar profissionais capazes de construir melhores visualizações, que sejam mais apelativas e eticamente responsáveis. Nesta perspetiva, o programa tem dois objetivos principais:

  1. dar a conhecer os conceitos, enquadramentos teóricos e práticos e as ferramentas essenciais ao exercício profissional na área da visualização de informação;
  2. estabelecer a visualização de informação como parte integrante da realidade das instituições portuguesas, dotando-as de profissionais especializados nesta área.

O objetivo deste curso é dotar os estudantes de todos os conhecimentos necessários para fazer apreciações críticas, coerentes e bem fundamentadas de visualizações de dados, e para produzirem visualizações estruturalmente sólidas e de qualidade. É fundamental que os estudantes compreendam as principais técnicas e teorias utilizadas na visualização, incluindo os modelos de dados, a perceção gráfica e as técnicas de codificação visual e interação.

No termo do curso, os estudantes deverão:

  • conhecer a história da visualização de informação;
  • conhecer as principais abordagens de análise e apresentação de dados;
  • ser capazes de entender, analisar e avaliar criticamente apresentações visuais de informação;
  • ser capazes de produzir representações visuais de informação funcionais e esteticamente apelativas utilizando software apropriado;
  • ser capazes de resolver problemas de visualizar e encontrar as melhores representações visuais para cada conjunto de dados.

 

Saídas Profissionais

As saídas profissionais para uma pós-graduação deste tipo encontram-se no campo dos media (onde cada vez mais se procuram jornalistas capazes de fazer jornalismo de dados, associando-o à infografia), no campo das empresas de design (cujos clientes querem cada vez mais uma comunicação atrativa para os relatórios e dados que produzem), no campo das empresas de consultoria (de forma a que os seus relatórios sejam mais legíveis e visualmente agradáveis) e no campo da investigação científica (onde o tratamento visual da informação assume uma importância crescente).

É também importante chamar a atenção para a relevância desta formação para todos os profissionais, que de uma forma ou de outra, no âmbito das suas funções, têm que analisar ou comunicar informação. Na verdade, nos dias que correm, é cada vez maior a importância que a comunicação gráfica tem nas funções dos profissionais que interagem com informação, seja através do conhecimento das boas práticas da apresentação de informação, ou do domínio de ferramentas de visualização e da utilização de métodos avançados de visualização para melhorar a análise de dados, que constituem mais-valias muito importantes em inúmeras áreas e funções profissionais.