Terapias Naturais e Complementares

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
CESPU | ESSVA
ID:
PG
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão R. José António Vidal,81   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

As Terapias Naturais e Complementares têm vindo a tornar-se mundialmente populares não só entre consumidores de produtos de saúde e doentes, mas também entre profissionais de saúde. A Lei nº 71/2013 publicada a 2 de setembro de 2013, que regulamenta a Lei n.º 45/2003, de 22 de Agosto relativamente ao exercício profissional das atividades de aplicação de terapêuticas não convencionais, vem reforçar a necessidade de se apostar em formação nas referidas Terapêuticas Não Convencionais,  descritas como diversos sistemas, práticas e produtos médicos e de cuidados de saúde que atualmente não são considerados parte da medicina convencional mas promovem o bem-estar e melhoram a saúde e qualidade de vida do Indivíduo.
De facto, a tendência nos últimos anos tem sido a de uma maior responsabilidade assumida pelas pessoas, em relação à sua própria saúde. Neste sentido, e porque a população está cada vez mais informada e embora exista evidência científica que comprove a validade das atualmente reconhecidas terapias não convencionais, o profissional de saúde que procure formação avançada em Terapias Naturais e Complementares baseada em evidência e conhecimento científico e clínico, farão a diferença na saúde do indivíduo.
A Pós-Graduação em Terapias Naturais e Complementares visa a integração dos diferentes sistemas terapêuticos na abordagem da saúde, nomeadamente da Terapia Nutricional, Naturopatia, Fitoterapia, Homeopatia, Terapias e Técnicas Orientais (Medicina Tradicional Chinesa, Aromaterapia, Acupuntura, Auriculoterapia, entre outras) e demais Terapias e Técnicas Complementares (Aromaterapia, Micoterapia, Florais, Terapêutica Ortomolecular, Ozonoterapia, entre outras).
Pretende-se que os profissionais de saúde desenvolvam e aprofundem conhecimentos e competências que lhe permitam realizar uma Terapêutica Integrativa.

Objetivos

A presente pós-graduação pretende:
– promover conhecimentos na área das Terapias Naturais e Complementares, nomeadamente no que se refere à Terapia Nutricional, Fitoterapia, Homeopatia, Naturopatia e Terapias Orientais nomeadamente na Medicina Tradicional Chinesa, Acupunctura, Auriculoterapia, Fitoterapia Chinesa, Reflexologia.
– promover conhecimentos que permitam aplicar Técnicas e Terapias Complementares como  os Óleos Essenciais e a Aromaterapia, Micoterapia, Florais, Terapêutica Ortomolecular, Ozonoterapia, entre outras.
– desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências fundamentais para a manipulação, aplicação e aconselhamento de medicamentos e de outros produtos de saúde à base de plantas, medicamentos homeopáticos, suplementos alimentares, nutracêuticos e cosmecêuticos.
– proporcionar conhecimentos multidisciplinares de evidência clínica e científica que permitam fundamentar a aplicação das referidas técnicas e terapêuticas.