Terapêutica Ortomolecular e Nutrição Funcional

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
CESPU | ESSVA
ID:
PG
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão R. José António Vidal,81   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

O termo ortomolecular, criado por Linus Pauling nos anos sessenta, significa “as moléculas exatas na quantidade certa”.
A Terapêutica ou Medicina Ortomolecular é um método terapêutico e, sobretudo, preventivo. Promove o equilíbrio orgânico através da reabilitação celular com base no restabelecimento do equilíbrio químico do organismo.
Este objetivo é conseguido através do uso de substâncias e elementos naturais, tais como vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, probióticos, fitoquímicos e coenzimas, os quais vão permitir um reequilíbrio bioquímico, neutralizando os efeitos tóxicos e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Uma das principais vantagens da Terapêutica Ortomolecular e da Nutrição Funcional é a sua abordagem preventiva e holística, pois encara “o corpo como um todo” mas centra-se nas características individuais de cada indivíduo e deveria ser complementar a especialidades clínicas como a Oncologia, Pediatria, Imunologia, Cardiologia, entre outros.
A Nutrição Ortomolecular e Funcional estuda os efeitos das deficiências agudas ou crónicas, mantidas durante um longo período de tempo, e como estas podem, isoladamente ou em conjunto, ser o motivo de diferentes doenças ou sintomas que diminuem a qualidade de vida.
A sua eficácia tem vindo a ser corroborada, principalmente desde 2005, por estudos científicos internacionais que avaliam o impacto da toma de suplementos nutricionais em doses ponderadas no estado geral de saúde das pessoas e ainda por estudos que demonstram a influência da alimentação na saúde das populações.
Por isso, baseia-se ainda num contexto de adoção de estilos de vida cada vez mais saudáveis seguidos por pessoas conscientes de que a sua saúde, presente e futura, está nas suas próprias mãos.

 

Objetivos

A presente Pós Graduação pretende dar a conhecer os fundamentos básicos da bioquímica e nutrição ortomolecular e funcional; as características bioquímicas e fisiológicas, assim como as indicações farmacológicas dos suplementos nutricionais; os principais métodos de diagnostico em terapêutica ortomolecular. Pretende ainda desenvolver capacidade crítica e sensibilidade clínica na prescrição de suplementos nutricionais em diversas patologias e aprimorar as capacidades de investigação científica na área da nutrição e suplementação alimentar. Por último, proporcionar novas ferramentas para a prática clínica aos profissionais das diversas áreas da saúde.