Matemática para Professores

logo ualg institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UAlg
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Estr. da Penha 139, 8005-139 Faro   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Este mestrado é direcionado, principalmente, aos professores de Matemática do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

O ciclo de estudos é composto por 4 semestres letivos, com um total de 120 ECTS, sendo os dois primeiros preenchidos com disciplinas da parte curricular e os dois últimos dedicados à elaboração da dissertação sob a orientação de docentes do Departamento de Matemática.

 

Objetivos

O Departamento de Matemática possui um corpo docente experiente e competente em diversas áreas dentro da área científica de Matemática. Já funcionou neste Departamento, durante 4 anos consecutivos, um mestrado com características semelhantes a este e que foi muito bem acolhido pelos profissionais da região. Pretende-se agora dar continuidade a esse projecto, tirando partido da experiência então adquirida, melhorando certos aspectos organizacionais que funcionaram menos bem e adequando melhor às necessidades do público-alvo os conteúdos programáticos das unidades curriculares. Neste enquadramento, os objectivos gerais deste curso são os seguintes:

  • ​proporcionar aos estudantes um meio de aprofundar os seus conhecimentos na área científica de Matemática;
  • reforçar a capacidade dos estudantes na compreensão e na resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, quer na prática da investigação, quer no exercício de uma actividade profissional especializada;
  • permitir aos estudantes a aquisição de competências que lhes permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida;
  • desenvolver e aprofundar, nas diferentes unidades curriculares, tanto conhecimentos sobre a evolução dos conceitos fundamentais da Matemática, como a capacidade de lidar com questões complexas;
  • construir soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem.

 

Esse curso não abre no ano letivo 2020/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.