Marketing e Competitividade para o Turismo 4.0

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
PG
CREDITOS:
21

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

O Turismo é uma atividade e um fenómeno social com um dinamismo sem igual no mundo contemporâneo. À expressividade dos números, seja a escala nacional ou internacional, acresce a diversidade da oferta em resposta a uma procura cada mais exigente e sofisticada, e apenas a criatividade, a inovação e a qualidade conseguem conferir competitividade a destinos que concorrem globalmente.
Em Portugal, as previsões apontam para mais de 22 milhões de turistas em 2017, sabendo-se que os turistas são não só cada vez mais como gastam mais, o que se significa que já vai longe o tempo em que a nossa estratégia de desenvolvimento turístico assentava em políticas de baixos preços.
No Turismo, pela sua complexidade, impactam todas as mudanças dos restantes sistemas que com ele coabitam na sociedade contemporânea. Estamos a viver a 4ª Revolução Industrial, uma revolução tecnológica, marcada pela convergência entre tecnologias físicas, digitais e biológicas, que transformará profundamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Esta revolução também atinge o Turismo, enquanto indústria, na proporção da sua crescente dimensão tecnológica, mas irá igualmente traduzir-se em profundas alterações no perfil dos turistas, impondo uma forte mudança na oferta e desafiando a criatividade dos territórios e dos seus gestores.
Estes ventos de mudança auguram oportunidades, mas também desafios, para os profissionais, os atuais e os do futuro. Urge capacitar as pessoas e as organizações para atuarem e gerirem em ambientes cada vez mais competitivos, dotando-as de competências científicas, técnicas e socio-comportamentais que as encaminhem para o sucesso.
Este percurso formativo, pelo seu caráter inovador, é um contributo para a construção de um perfil de competências diferenciado e, por conseguinte ganhador, dos profissionais ligados ao Turismo e de todos os que, estrategicamente, vislumbram esta atividade como um caminho para a sua realização profissional.

 

Objetivos

Constituem objetivos específicos desta pós-graduação:
– Contribuir para a compreensão da multidimensionalidade do sistema turístico.
– Capacitar os alunos para os desafios e as oportunidades subjacentes à 4ª Revolução Industrial e aos seus impactos no Turismo.
– Estimular e direcionar as competências criativas para a inovação e o empreendedorismo no Turismo.
– Conferir competências ao nível da produtização turística de recursos (convencionais e não convencionais), no âmbito do paradigma de Turismo Sustentável e com vista à competitividade dos territórios.
– Desenvolver competências ao nível do marketing, rentabilizando as ferramentas tecnológicas, e tendo em consideração a evolução dos mercados associada à 4ª Revolução Industrial