Gestão de Operações

Download da Brochura >>

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusíada | Famalicão
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão Largo Tinoco de Sousa - 4760-108   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do curso

O atual cenário competitivo, caracterizado pela permanente necessidade de reduzir custos sem penalização da qualidade e do serviço ao cliente, exige das organizações que nele atuam um permanente esforço de mudança e inovação. A instabilidade do mercado, a crescente exigência por parte dos clientes, associada à necessidade de respeitar o ambiente e normas e regras de atuação cada vez mais apertadas, forçam as organizações a rever a sua abordagem à gestão e métodos de trabalho. Os tradicionais métodos de gestão, muitos dos quais com mais de um século de existência, demonstraram gradualmente a sua incapacidade para lidar com as atuais exigências das organizações.
Estas e outras razões, apresentam-se como novos desafios, criando novos conceitos no domínio da gestão das operações empresariais. Estes novos desafios e conceitos, complementados com a atualização de métodos e ferramentas provenientes de diferentes áreas de atuação da gestão (industrial e de serviços, pública ou privada) estão na origem da moderna gestão de operações.
A inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços, fator competitivo de grande relevância, depende cada vez mais, da informação e do conhecimento gerado sobre a gestão de operações, numa abordagem integrada e de convergência de tecnologias com as sinergias provenientes das actividades de ID&I (investigação, desenvolvimento e inovação).

 

Objetivos

O curso de Mestrado em Gestão de Operações (MGO) desenvolvido pela Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusíada-Norte, Campus de Vila Nova Famalicão é o primeiro curso de mestrado nesta área científica no norte do país. Recentemente reformulado e aprovado pelo Aviso nº7651/2016 (DR 116, 2ª série I-B de 20 de Junho), tendo inclusive recebido por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, elogios pela sua estrutura curricular e oportunidade, o Mestrado em Gestão de Operações apresenta-se como um curso inovador e com grande orientação prática.
Este curso de mestrado é particularmente vocacionado para promover a formação avançada em Gestão de Operações e em Engenharia e Gestão Industrial com uma forte componente em temas como:
•  Gestão da cadeia de operações e de fornecimento;
•  Gestão de Serviços (públicos ou privados);
•  Gestão de Recursos (ex. pessoas, equipamentos, tecnologia e informação);
•  Sistemas de Informação e novas tecnologias;
•  Engenharia Industrial