Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A melhoria das condições de vida, o desenvolvimento da ciência e outras mudanças culturais têm contribuído para alterações demográficas que são um dos principais desafios das sociedades contemporâneas. A esperança de vida aumentou e a taxa de natalidade baixou o que alterou a relação entre o número de jovens e de idosos. No mundo industrializado, a proporção de pessoas com sessenta anos ou mais aumentará de 20% para 32% em 2050. No mundo em desenvolvimento, o aumento prevê-se que seja de 8% para 20%.
Para encontrar respostas para os problemas que estas mudanças levantam e contribuir para assegurar à população idosa uma vida com maior qualidade e dignidade é fundamental a formação especializada em Gerontologia Social que se proporciona neste curso de mestrado numa perspectiva transversal, holística e pluridisciplinar.
O Mestrado em Gerontologia Social, em parceria com a Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, tem a duração de 4 semestres (120 ECTS) e tem como objetivo desenvolver competências profissionais que promovam a relação com as pessoas idosas, famílias e as relações multidisciplinares, para uma melhor resposta às necessidades de saúde das populações.
Neste âmbito, este mestrado desenvolve o seu plano curricular em torno da aquisição de uma visão sistémica dos fenómenos a observar e a analisar, numa perspectiva transdisciplinar e no contexto social em rede.
Saídas Profissionais
Direção de instituições vocacionadas para a prestação de serviços aos idosos, direção de serviços de gerontologia social; técnicos especializados em serviços de gerontologia social; conceção, implementação e avaliação de projetos integrantes da vertente da gerontologia social.