Gerontologia

Download Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusíada | Lisboa
ID:
PG
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

R. da Junqueira 188-198, 1349-001 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

O processo de envelhecimento, sendo uma conquista da humanidade e, especificamente, da saúde, fez emergir novos desafios ligados à promoção da qualidade de vida nesta fase do ciclo de vida. Por outro lado, uma das características típicas e inevitáveis desta fase da vida, é o crescimento dos problemas ligados à saúde que afectam a autonomia, as relações e o bem-estar das pessoas idosas e são responsáveis por uma mortalidade precoce.

Os profissionais de farmácia interagem de forma bastante intensa com os idosos que recorrem às farmácias para adquirir medicação e pedir conselhos de saúde. No entanto, frequentemente acabam por colocar outro tipo de questões não específicas da saúde e da actividade. O mesmo se passa com os familiares das pessoas idosas (muitos também já idosos) que recorrem às farmácias.

Os farmacêuticos, pela sua proximidade e pela sua relevância na saúde dos idosos, tornam-se assim importantes agentes das redes sociais formais, pelo que têm muitas vezes um valioso conhecimento empírico dos problemas e hábitos de saúde dos idosos e, por isso, estão disponíveis para receberem formação que promova um conhecimento técnico-científico dos problemas da 3.ª idade, no sentido da promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas idosas.

 

Objetivos

Objectivo geral

Capacitar os farmacêuticos para desenvolverem actuações eficazes face aos utentes idosos e cuidadores informais.

Objectivos específicos

No final da pós-graduação os participantes:

  1. Terão reforçado os seus conhecimentos sobre os aspectos biológicos, psicológicos, relacionais e sociais dos processos de envelhecimento;
  2. Terão reforçado os seus conhecimentos sobre os principais problemas de saúde física e mental das pessoas idosas;
  3. Terão tomado conhecimento dos conceitos de base e estratégias de promoção da saúde na população idosa;
  4. Terão adquirido conhecimentos sobre as respostas, apoios sociais e serviços existentes para as pessoas idosas e seus cuidadores informais;
  5. Terão reforçado as suas capacidades de comunicação com as pessoas idosas e seus cuidadores informais, no contexto da actividade farmacêutica.