Fitoterapia Clínica Avançada

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
CESPU | ESSVA
ID:
PG
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão R. José António Vidal,81   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A Fitoterapia adquiriu grande importância como uma ferramenta terapêutica para profissionais de saúde, tanto por razões sociais, pois tende-se a usar terapias menos agressivas, tanto pelo aumento da base de conhecimento científico que a suporta. Por estes motivos, os profissionais necessitam de um bom conhecimento das plantas medicinais e das suas substâncias ativas, bem como protocolos a serem seguidos na prática desta disciplina.

A pesquisa e investigação científica têm de facto mostrado a importância do uso de plantas medicinais através do recurso a fitoterápicos , suplementos nutricionais, nutracêuticos e cosmecêuticos. O uso adequado e racional destes produtos por profissionais prescritores da área da saúde permite benefícios aos doentes e utentes, pois a utilização da dose terapêutica, o conhecimento da ação farmacológica, dos efeitos secundários e das reações adversas é fator fundamental para a sua correta utilização com os melhores efeitos terapêuticos esperados.

A Pós-Graduação segue as orientações europeias reguladoras de medicamentos e suplementos alimentares e no seu programa inclui conhecimentos e investigação de especialistas de diferentes áreas clínicas ligadas à fitoterapia. Desta forma, a PG fornece uma visão integrada de cuidados de saúde e proporciona aos alunos formação abrangente para o uso clínico das plantas medicinais sob padrões de qualidade, eficácia e segurança.

Objetivos

Este curso tem como objetivo proporcionar ao aluno conhecimentos sobre a questão da prescrição de plantas medicinais e de fitoterápicos baseados em evidências científicas e clínicas atualizadas, enfatizando o conteúdo fitofarmacológico, sempre pautada na ética da profissão e visando o bem estar do paciente.

1. Conhecer os fundamentos básicos da Fitoterapia Clínica;
2. Conhecer as características bioquímicas e fisiológicas, assim como as indicações farmacológicas dos fitoterápicos;
3. Desenvolver capacidade crítica e sensibilidade clínica na prescrição de fitoterápicos e suplementos nutricionais nas diversas patologias;
4. Aprimorar as capacidades de investigação científica na área da Fitoterapia Clinica Avançada;
5. Proporcionar novas ferramentas para a prática clínica aos profissionais das diversas áreas da saúde.