Estudos Euro-Atlânticos

eduportugal uac fcsh eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UAc | Ponta Delgada
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Mãe de Deus Apartado 1422 9501-801 Ponta Delgada   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivos

Os objetivos do ciclo de estudos prendem-se, sobretudo, com a aquisição e operacionalização de conhecimentos fundamentais nas áreas científicas de Ciência Política e afins, designadamente Filosofia, História, Direito, Línguas Estrangeiras e Economia.

Trata-se de conhecimentos convocados com vista à disponibilização de competências capazes de permitir aos alunos compreender a evolução, a natureza e o funcionamento da União Europeia, entendida como comunidade política, e do sistema de relações internacionais – bem como o respetivo impacto sobre os subsistemas, nacional e regional.

Paralelamente, num mundo marcado pela desintegração dos quadros de ordem tradicionais, procura-se formar, na ultraperiferia da Europa, cidadãos europeus, identificando a União e o sistema internacional como sendo os novos ambientes de que dispomos para nos situarmos e desenvolvermos projetos de vida, enquanto cidadãos europeus, incluindo uma atividade profissional. A avaliação do grau de cumprimento destes objetivos decorre em vários registos, que se situam entre aquela que é feita a nível individual por cada docente na respetiva unidade curricular e aquela que é feita pela instituição, no seu todo, designadamente em termos da garantia da qualidade.

Importa ainda sublinhar a avaliação desenvolvida na comissão do curso, bem como os contributos que procuramos dos antigos alunos e dos professores que nos visitam, a partir dos quais se torna possível procurar introduzir melhoramentos ao ciclo de estudos. Esta avaliação por parte dos antigos alunos foi preciosa no processo de adaptação do plano de estudos do curso para Bolonha. No momento presente, assume particular relevância o apoio de professores e especialistas visitantes que na impossibilidade de identificar, em Ponta Delgada, um corpo docente especializado adequado para o efeito, nos permite, em cursos intensivos regulares, assegurar o cumprimento dos objetivos propostos, designadamente em termos do desenvolvimento de competências e de conhecimentos práticos sobre o funcionamento concreto da União Europeia.

 

Saídas Profissionais

  • Atividade profissional na área da Ciência Política e dos Estudos Europeus em instituições locais, nacionais e internacionais, e agências de desenvolvimento e de lobby
  • Quadros superiores da União Europeia e da sua integração no Sistema Internacional
  • Agentes político-partidários
  • Investigação científica na área da Ciência Política e dos Estudos Europeus