Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O plano de estudos deste ciclo de estudos respeita o estipulado no Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio, que aprova o novo regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. De acordo com o seu anexo, este ciclo de estudos habilita profissionalmente para a docência em Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
No 2º ano, a unidade curricular “Observação e Iniciação à Prática Profissional” (Estágio) decorrerá numa Escola do 3º ciclo do Ensino Básico ou numa Escola Secundária. Esta unidade curricular permitirá ao aluno ter um contacto direto com a realidade escolar e iniciá-lo-á na atividade letiva sempre com a supervisão de um professor da respetiva Escola e com a orientação de um Professor da Universidade. Para que o aluno seja aprovado nesta unidade curricular é necessário que obtenha nota positiva quer na unidade curricular quer no Relatório final que será objeto de discussão pública.

 

Objetivos

A Matemática é parte integrante do património cultural da humanidade a que todos devem ter acesso. A educação matemática é determinante na formação integral do indivíduo, revelando-se da maior importância para o exercício de uma cidadania plena. O principal objetivo deste ciclo de estudos é o de preparar futuros profissionais do ensino da Matemática capazes de criar nos seus alunos atitudes mentais que:
1. Estimulem a criatividade e o espírito crítico, que constituem a força motriz no desenvolvimento do trabalho independente e na criação de novo conhecimento;
2. Desenvolvam a capacidade de elaborar argumentos com base no raciocínio dedutivo;
3. Desenvolvam a capacidade para esboçar conjeturas com base em analogias e no raciocínio indutivo;
4. Desencadeiem hábitos de trabalho metódico;
5. Desenvolvam a habilidade para lidar com informações e para usá-las em situações concretas.

 

Saídas Profissionais

Professor de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Atividade de formador em Empresas vocacionadas para a formação Profissional.