Engenharia Civil – Reabilitação de Edifícios

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2014/2015. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).

Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.

Objetivos

O Mestre em Engenharia Civil estará habilitado a exercer a profissão de Engenheiro Civil, na especialização de Reabilitação de Edifícios, ao nível do requerido no nº1 do Art. 15º do DL 74/2006. Em particular, adquirirá competências de nível europeu para: investigar, diagnosticar, projectar, conceber, gerir, planear, reabilitar e conservar obras de Engenharia Civil. Para além disso, deverá ser capaz de exercer a profissão com capacidade de compreensão do ambiente económico, industrial, comercial, social e profissional em que se realizam os actos de Engenharia, bem como com competências para trabalho em equipa, liderança/gestão de equipas e empreendedorismo.

Os alunos do curso deverão adquirir conhecimentos e desenvolver aptidões e competências necessárias para:

– compreender as matérias necessárias às actividades profissionais e de investigação na área de Engenharia Civil;

– analisar e resolver problemas multidisciplinares em Reabilitação de Edifícios;

– conceber soluções económicas e sustentáveis que reflictam as condições éticas, sociais e deontológicas adequadas

– comunicar de forma objectiva e competente, quer oralmente, quer por escrito

– fundamentar a análise, a síntese e a concepção de projectos de Engenharia Civil associados à conservação e reabilitação de edifícios existentes;

– optimizar as intervenções nos pontos de vista técnico, económico e de impacte ambiental;

– forjar o espírito crítico, científico e inovador.

 

Saídas Profissionais

O curso decorrerá em horário diurno durante 4 semestres, durante os quais os alunos deverão obter 120 ECTS. O ciclo de estudos está organizado em conformidade com os Artigos 18.º e 20º do DL 74/2006 (alterado pelo DL 115/2013), possuindo a duração total de 4 semestres curriculares de trabalho, correspondentes a 120 créditos (ECTS), calculados com base no trabalho efectivo dos estudantes. A dissertação, realizada no último semestre, corresponde a 30 ECTS.

Tendo em conta a especificidade do público-alvo (alunos com licenciaturas em Engenharia Civil), o ciclo de estudos é estruturado da seguinte forma:

– 1º semestre: complementos de ciências básicas que conferem as competências necessárias para a prossecução da especialização de natureza académica;

– 2º e 3º semestres: forte componente de formação avançada em Reabilitação de Edifícios;

– 4º semestre: elaboração de uma Dissertação de natureza científica.

O curso alia uma formação sólida de base a uma abordagem rigorosa e actualizada das matérias de especialidade, bem como uma formação complementar em vários outros domínios, fornecendo as ferramentas necessárias à inserção com sucesso no mercado de trabalho.

O sucesso dos cursos de engenharia civil ministrados pela FCT/UNL é atestado pela elevada atractividade que têm tido (candidatos com elevado potencial), a satisfação geral dos diplomados com as capacidades adquiridas e a satisfação manifestada pelos empregadores com as competências e atitude dos diplomados.

 

Valor Anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)