Engenharia Biotecnológica

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura em Engenharia Biotecnológica da Universidade Lusófona pretende formar profissionais numa área atualmente prioritária, a Biotecnologia, a nível nacional e europeu, e até mesmo mundial. As indústrias são cada vez mais diversificadas e polivalentes abrangendo áreas que vão desde a Química (Biotransformação de moléculas via enzimática, Bioremediação) até a Medicina. A Biotecnologia com o seu carácter marcadamente transversal é uma área de conhecimento que ganhou uma crescente e considerável implementação no setor industrial numa sociedade em rápida mutação tecnológica. Esta característica permite-lhe uma contribuição preponderante a diversos níveis, como no desenvolvimento de tecnologias e métodos, na resolução de problemas, na criação de novos processos verdes e bioprocessos.

Este curso inovador, liderado por uma equipa de docentes doutorados/investigadores integrados em centros de investigação de excelência, de elevado perfil profissional ministrado na Universidade Lusófona, foi atualizado com a inserção no novo plano de estudos de novas disciplinas de ponta e um projeto a realizar no 3º ano, pretendendo desta forma responder às necessidades da indústria nacional e internacional cada vez mais direcionadas para o desenvolvimento e aplicação/implementação de novas tecnologias.

 

Objetivos

O curso de licenciatura em Engenharia Biotecnológica, complementado por uma forte componente prática em todas as disciplinas, pretende desenvolver nos estudantes uma capacidade de análise rigorosa a par de um espírito crítico, flexível e criativo, que contribua para investigar, inovar, criar e ser fator de progresso nos vários sectores da Biotecnologia, e suas aplicações nas diversas áreas da Genética, Bioquímica, Microbiologia, Imunologia, Enzimologia, Agroalimentar, Cosmética, Química, saúde e Ambiente. O nosso principal objetivo é responder às necessidades da indústria nacional e internacional cada vez mais direcionadas para o desenvolvimento e aplicação/implementação de novas tecnologias.

 

Saídas Profissionais

Devido à sua formação polivalente e diversificada, o Engenheiro Biotecnológico pode enveredar por carreiras em vários domínios:
– Investigação e coordenação de projetos;
– Educação. Indústrias;
– Ambiente (Bioenergias);
– Agroalimentares;
– Farmacêuticas;
– Cosméticos, entre outras;
– Hospitalar (Laboratórios em Análises Clínicas, Infeções hospitalares);
– Laboratórios em Tecnologias Forenses (PJ);
– Jornalismo em revistas científicas.

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.