Enfermagem do Trabalho

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPS | ESS
ID:
PG
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus do IPS Estefanilha 2914 - 503, Setúbal   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A Enfermagem do Trabalho é uma das áreas da Enfermagem cujas intervenções são desenvolvidas nos locais de trabalho. Tendo-se iniciado essencialmente ligada à indústria, tem conhecido evoluções que estão diretamente ligadas ao reconhecimento dos direitos do trabalhador e às exigências legais sobre saúde e segurança nos locais de trabalho.

Se, segundo a DGS, a atividade do enfermeiro do trabalho se focaliza “na promoção e proteção da saúde e bem-estar no local de trabalho, na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ou agravadas pelo trabalho, com o propósito de promover ambientes de trabalho saudáveis e seguros,” justifica-se claramente o desenvolvimento de competências nesta área e o investimento em formação dos enfermeiros, tanto mais que a OMS não deixa de acentuar o contributo dos serviços de saúde ocupacional para equidade em saúde e para a coesão social.

 

Objetivos

Este curso pretende responder às necessidades de formação dos enfermeiros a desempenharem, ou que pretendam desempenhar, funções em serviços de Saúde Ocupacional, nomeadamente promovendo a aquisição e/ou desenvolvimento das suas competências nesta área.

 

Saídas Profissionais

A DGS exige para o exercício da Enfermagem do Trabalho formação específica sem a qual não será possível aos enfermeiros continuarem a desenvolver a sua atividade neste setting, sendo que a Orientação nº 10/2015 de 25/05/2015 prevê uma formação de pelo menos 30 ECTS, com um curriculum próprio a que esta Pós-graduação pretende dar resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *