Energias Renováveis

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Engenharia de Energias Renováveis (MEER) entrou em vigor a partir do ano letivo 2016/2017, na sequência das alterações efetuadas ao extinto Mestrado em Energias Renováveis – Conversão Eléctrica e Utilização Sustentáveis (MERCEUS), que funcionou de 2008/2009 a 2015/16.

O MEER é da responsabilidade do Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE), em colaboração com o Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA), o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) e o Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa (DCTB).

O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).

Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.

 

Objetivos

O Mestrado em Engenharia de Energias Renováveis visa formar engenheiros capazes de intervir em empreendimentos de energias renováveis, capacitando-os para conceber, projetar, analisar, conduzir e gerir estes empreendimentos, nos seus aspetos técnicos, ambientais e económicos, tanto em ambiente empresarial como de investigação.

As competências proporcionadas dão uma visão alargada da problemática da energia em geral e das renováveis em particular, e uma formação técnica aprofundada de alguns tipos de aproveitamentos.

O curso transmite uma visão orientada principalmente (mas não exclusivamente) para a conversão elétrica, com uma preocupação com os aspetos ambientais e económico-legais associados ao aproveitamento de energias renováveis.

O MEER é lecionado em português. Contudo, alguns docentes poderão, por sua iniciativa, usar o inglês em parte das aulas, ou em acompanhamento tutorial, para benefício de estudantes estrangeiros.

 

Saídas Profissionais

Os Mestres em Engenharia de Energias Renováveis estarão aptos a trabalhar em Empresas de Serviços Energéticos, exercendo atividade como consultores de energias renováveis (efetuando auditorias e análises de eficiência energética e colaborando na avaliação de impacto ambiental), e como projetistas de aproveitamentos solares.

Poderão ainda exercer funções profissionais no sector industrial, no sector de serviços, na administração central, regional ou local, entre outros, e ainda desempenhar tarefas de investigação e desenvolvimento (I&D) em sectores como instituições de ensino superior, laboratórios ou indústrias.

 

Valor Anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)