Design, Sustentabilidade e Inovação Social

Download Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusíada | Lisboa
ID:
PG
CREDITOS:
98

Instituições de Ensino:

Endereço

R. da Junqueira 188-198, 1349-001 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

O curso de pós-graduação em Design, Sustentabilidade e Inovação Social da Universidade Lusíada de Lisboa, visa dar resposta a um crescente interesse de designers e outros profissionais das áreas do projecto por práticas sustentáveis de exercício da actividade profissional e, consequentemente, de intervenção na sociedade. Por outro lado, e complementarmente, dirige-se também a licenciados e profissionais de outras áreas que queiram compreender e integrar a abordagem específica da metodologia do design como mais-valia da sua formação e da sua prática.

 

Objetivos

Em Setembro de 2016, cientistas reunidos na Cidado do Cabo, no Congresso Internacional de Geologia, declararam oficialmente o início de uma nova era geológica, o Antropoceno, uma era dominada pelos efeitos directos e indirectos do Homem sobre o planeta. Perante a evidência das mudanças agora e assim oficializadas, o design e os seus protagonistas — profundamente ligados à génese e supremacia da civilização industrial e ao paradigma da bondade absoluta do crescimento — têm vindo a confrontar-se com a necessidade de repensar o seu posicionamento, os seus processos e a sua missão.
O que está em causa não é, afinal, um mero reajustamento da profissão e da disciplina. Trata-se, acima de tudo, de colocar o design, as ferramentas e processos do design, as competências e dos designers, ao serviço duma causa maior: o bem comum.
Os novos contextos económicos, políticos e sociais contribuíram para acelerar a mudança de paradigma nos cenários de produção-consumo, à escala global. A adaptação a esta nova realidade pressupõe criar, urgentemente, condições para um crescimento económico sustentável e compaginável com a necessidade de estimular novas práticas de consumo. Ou seja, implica configurar visões de futuro e desenvolver estratégias inovadoras de investigação e desenvolvimento com vista à produção, internacionalização e lançamento de bens e serviços transaccionáveis, únicos e sustentáveis. Por outro lado, as sociedades modernas assentes num modelo muitas vezes fomentador de desigualdades e exclusão têm visto surgir múltiplas iniciativas (de natureza pública, privada, institucional ou civil) que visam mitigar aqueles desequilíbrios resolvendo problemas das comunidades. Neste tipo de abordagem — designada por Inovação Social — os designers têm
sido actores fundamentais, quer como membros de equipas pluri-disciplinares quer como instigadores de projectos. Mais uma vez, a natureza abrangente e agregadora da sua visão e a adaptabilidade das suas competências revelam-se mais-valias fundamentais na resolução de problemas que implicam procedimentos alternativos.
Assim, a pós-graduação em Design, Sustentabilidade e Inovação Social visa potenciar a natureza holística da abordagem do designer, a sua capacidade para inter-relacionar saberes e competências diversas, para dotar profissionais de várias áreas de instrumentos para intervir na complexidade do mundo actual, inovando de forma sustentável, a partir duma visão local e global.