Cuidados Paliativos

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPLeiria | ESSLei
ID:
PG
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Morro do Lena – Alto do Vieiro   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Este curso destina-se a desenvolver nos profissionais que actuam na área dos cuidados paliativos as competências necessárias à prática de cuidados físicos, psicológicos e psicossociais a doentes e famílias que vivem situações de doença terminal, tanto na comunidade, como em internamento.

Os Cuidados Paliativos, são definidos pela OMS (2002) como cuidados activos numa abordagem global da pessoa (doente e família) atingida por uma doença grave, evolutiva ou terminal, com o objectivo de prevenir e aliviar a dor e o sofrimento.

Surgem como a resposta a estas necessidades, numa filosofia de melhoria da qualidade de vida dos doentes e famílias, através da atenção global da equipa de saúde interdisciplinar na identificação precoce e tratamento rigoroso dos problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, no sentido de melhor adaptação à fase terminal da doença e preparação de uma morte digna.

Inscrevem-se numa etapa de vida em que a reflexão ética dos cuidados, as relações humanas e o trabalho em equipa são essenciais, a par do rigor técnico e dos conhecimentos científicos.

É pois fundamental, que os profissionais de saúde acompanhem a mudança e desenvolvam as suas práticas no sentido de responder às necessidades das pessoas com doença crónica, avançada e progressiva em especial na fase final da vida. O ensino do cuidar em fim-de-vida necessita de um corpo de conhecimentos que sustentem as intervenções para responderem efectivamente à complexidade das situações.

Objetivos

 

Destinatários
Enfermeiros e restantes profissionais da área da saúde, social, psicologia.

 

Valor Anual

Saiba mais aqui.