Cozinha e Produção Alimentar

Download da Brochura >>

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPG|ESTH
ID:
CT
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. José António Fernandes Camelo - Arrifana 6270-372 Seia   Ver mapa

Apresentação do Curso

O ciclo de estudos do Curso Técnico Superior Profissional (TeSP)  – Cozinha e Produção Alimentar,  tem  120  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 2 anos (4 semestres) .

 

Atividades Principais

» Participar na organização da cozinha. Elaborar o Plano de Cozinha, tendo em consideração os princípios e procedimentos do sistema de HACCP, bem como as normas higiosanitárias dos espaços, equipamentos e utensílios.
» Definir as normas de arrumação, inventariação e manutenção dos equipamentos e utensílios.
» Elaborar o organograma e organizar a brigada de cozinha, definindo as funções dos seus elementos, a hierarquia na cozinha e as responsabilidades dos vários cargos.
» Conceber e executar receitas inovadoras, no cumprimento das regras de higiene e segurança alimentar e utilizando novos processos de confeção e regeneração, novos equipamentos e novos produtos, garantindo a qualidade dos produtos confeccionados.
» Empratar, criando novas formas decorativas de disposição dos produtos.
» Definir, desenhar menus e colaborar na elaboração da carta de vinhos em restaurante e/ou em indústria de catering, tendo em conta a otimização financeira dos custos e receitas.
» Estabelecer contratos com fornecedores, tendo em vista a minimização de custos e o controlo de qualidade dos produtos adquiridos.
» Calcular os rácios de custo/receita do menu, tendo em consideração todos os indicadores de custos de produção.
» Gerir o stock e aprovisionamento aplicando o standard operating procedure do inventário físico, tendo em consideração os menus definidos.
» Gerir e controlar os custos de produção.
» Colaborar na definição dos objetivos comerciais, tendo em conta o tipo de produto e serviço adaptado ao cliente.
» Colaborar na definição das estratégias de marketing e vendas, tendo em consideração o tipo de menu determinado.
» Garantir a segurança do serviço prestado ao cliente, identificando situações de risco e agindo em conformidade.
» Definir procedimentos de atuação em situações de emergência.

 

Objetivos

Formar profissionais que concebem, organizam e executam as atividades de preparação e confeção alimentar , acompanhando as tendências de evolução e criatividade ao nível da cozinha e da gastronomia, respeitando os princípios da sazonalidade, nutrição e higiene alimentar.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook