Comunicação Multimédia

Download Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusíada | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

R. da Junqueira 188-198, 1349-001 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O ciclo de estudos correspondente ao mestrado em Comunicação Multimédia procura reforçar a formação graduada de especialistas nesta área, com competências de criação, produção e de gestão, adequadas aos crescentes mercados das indústrias criativas e culturais e congéneres. Estas indústrias têm conhecido um crescimento exponencial e já detêm, em termos europeus, um dos lugares cimeiros em termos de crescimento e de empregabilidade. Portugal não foge a esta realidade e a Universidade Lusíada de Lisboa não a pode ignorar. Na Lusíada “[…] procuramos educar e formar, com um forte sentido de cidadania, comprometidos com os valores éticos, sociais, culturais e profissionais, contribuindo, através do ensino, da pesquisa e da divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade”.

O mestrado em consideração faculta um aprofundamento em áreas científicas que fundamentam a Comunicação Multimédia como sejam as Ciências da Comunicação, as Ciências Sociais, a Informática e a Gestão e em disciplinas inerentes às mesmas. O mesmo ao providenciar métodos, técnicas e equipamentos utilizados na produção e difusão de documentos mediatizados, em discursos e linguagens de comunicação informática e interactiva, confere capacidades de planeamento, direcção e gestão de organizações envolvidas em projectos de comunicação multimédia.

Assim se preenchem os requisitos institucionais de “[…] promoção e desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem”.

No decurso deste ciclo de estudos é manifesta a preocupação em desenvolver métodos e técnicas de investigação científica, adequados às áreas científicas inerentes à comunicação multimédia, bem como tutorialmente contribuir para a escolha do tema e objectivos da investigação a realizar pelos mestrandos, no âmbito da elaboração das suas dissertações de mestrado e orientar a correspondente progressão. Garante-se deste modo “[…] o rigor na produção do conhecimento, o compromisso com a sociedade e a qualidade de ensino” que “são os pilares da proposta educacional das Universidades Lusíada”.

Lutamos assim “[…] para que cada um de nossos alunos consiga alcançar as suas metas na vida como participante competente da sociedade, num mundo em constantes mudanças e crescente concorrência global” em que o sector da Comunicação Multimédia, é paradigmático, pelo seu vertiginoso crescimento na sociedade também ela cada vez mais global”.

 

Objetivos

Os objectivos deste ciclo de estudos, conducente à atribuição do grau de mestre em Comunicação multimédia, visam dotar o discente de conhecimentos e capacidades de compreensão que, na sequência dos conhecimentos e competências obtidas ao nível do 1.° ciclo:

  • Reforçar a formação graduada de especialistas na área da comunicação multimédia, com competências, de criação, produção e de gestão, adequadas aos crescentes mercados das indústrias criativas e culturais e congéneres.
  • Assegurar um aprofundamento em áreas e disciplinas teóricas que fundamentam a Comunicação Multimédia;
  • Facultar métodos, técnicas e equipamentos utilizados na produção e difusão de documentos mediatizados, em discursos e linguagens de comunicação informática e interactiva;
  • Conferir capacidades de planeamento, direcção e gestão de organizações envolvidas em projectos de comunicação multimédia;
  • Desenvolver métodos e técnicas de investigação científica, adequados às áreas científicas inerentes à comunicação multimédia;
  • Contribuir para a escolha do tema e objectivos da investigação a realizar pelos estudantes em contexto da elaboração das suas dissertações de mestrado e orientar a correspondente progressão.