Coaching e Mentoring: Desenvolvimento do Potencial Humano

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UPT | DPE
ID:
PG
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Objetivos

A Pós-Graduação em “Coaching e Mentoring: Desenvolvimento do Potencial Humano” visa formar profissionais capazes de intervir com indivíduos, grupos e organizações para promover a optimização da performance em diferentes áreas e contextos de acção.

Deste modo, o Curso aprofunda conhecimentos relativos aos processos psicológicos e sociais da mudança, focalizando-se nomeadamente na dinâmica da motivação e do desenvolvimento positivo. Estes conhecimentos são articulados com os princípios, modelos e técnicas de coaching e de mentoring, tendo como objectivo a sua aplicação prática eficaz na vida sócio-profissional, familiar e pessoal. A formação pretende ser pertinente para diversos contextos de acção ou ecologias de desenvolvimento, destacando-se os contextos empresarial, educativo (escolar ou não-escolar), médico, cívico-político, desportivo e familiar/parental enquanto domínios específicos para treino e aplicação de competências adquiridas no Curso.

Os métodos de aprendizagem e de avaliação promovem as competências de diagnóstico e de intervenção, recorrendo primacialmente a estudos de caso, resolução criativa de problemas e actividades de cariz colaborativo e aplicado. A formação desenvolve-se ao longo de um ano lectivo em regime pós-laboral e conta com um corpo docente multidisciplinar de Psicologia, Educação e Gestão.

 

Porquê escolher este curso?

– A Pós-Graduação em “Coaching e Mentoring” promove o desenvolvimento pessoal, social e profissional contribuindo para relações positivas e para a felicidade.

– As técnicas de Coaching e de Mentoring são fundamentadas em conhecimentos científicos sólidos da área da Psicologia, Educação e Gestão, sendo sistematicamente treinadas de modo desafiante, dinâmico, interativo e envolvente para se adaptarem a contextos diversos da vida real.

– A formação obtida tem impacto forte e imediato no bem-estar individual, na auto-eficácia, na auto-confiança e no funcionamento psicossocial e afetivo, ativando o ciclo motivacional e optimizando a performance multidimensional, especialmente no que concerne à gestão de pessoas e de equipas.

– Nesta PG, os participantes tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem significativa. Estes aumentam qualitativamente a consciência do potencial e da plasticidade do desenvolvimento humano e adquirem competências inovadoras para a planificação estratégica de mudanças individuais, grupais e organizacionais.

– A aplicação transversal das competências de Coaching e Mentoring permite que cada formando(a) se focalize, como líder de si próprio, na projecção do seu “futuro desejado”. Assim, aprender significa orientar-se para a atualização do seu “best self” e adotar uma atitude de permanente auto-superação.

Saídas Profissionais

– O curso incrementa o funcionamento laboral global e demonstra ganhos significativos nas áreas da liderança, auto-regulação, inteligência emocional e do trabalho em equipa, assim como na planificação e tomada de decisão nas transições de carreira e de vida.

– O Coaching e o Mentoring melhoram a performance e o bem-estar dos indivíduos, tendo, portanto, efeitos transversais, otimizadores, em todas as áreas e perfis profissionais.

Valor Anual

Saiba mais aqui.