Avaliação de Tecnologia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 240 (4 anos).

 

Objetivos

Objectivos genéricos. O Doutoramento em Avaliação de Tecnologia (PDAT) visa preparar investigadores e especialistas com capacidade para a realização de actividade de investigação autónoma e de liderança em processos de inovação e tem por objecto o estudo das metodologias e processos de análise de impactos tecnológicos e dos processos de desenvolvimento da tecnologia e da inovação no contexto mais geral de integração no quadro europeu e internacional.

Este 3.º ciclo complementa a formação de base dos candidatos pelo aperfeiçoamento de estudos e pela investigação e desenvolvimento em áreas de conhecimento emergentes. Após a conclusão do ciclo de estudos, os candidatos ficarão aptos a adquirir, com rigor científico e actualidade tecnológica e metodológica, capacidades de intervenção nos processos de produção, transmissão e aplicação de conhecimentos de Avaliação de Tecnologia ao nível das organizações;

Objectivos específicos. Para além destes objectivos genéricos, os seguintes objectivos específicos são estabelecidos:

  • Desenvolver competências e capacidades para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas num contexto de rápidas mudanças tecnológicas e sócio-organizacionais.
  • Promover, no contexto académico e profissional, o progresso tecnológico e sócio-económico e cultural no âmbito duma sociedade baseada no conhecimento e na colaboração.
  • Fornecer conhecimentos a nível avançado e desenvolver capacidades de investigação ao nível da gestão do conhecimento, da tecnologia e da inovação, designadamente no que concerne aos processos de aquisição ou geração da inovação, bem como à implementação prática das inovações no âmbito intra-organizacional ou nos mercados servidos pela organização .
  • Promover a participação em processos de integração de conhecimentos avançados de “Technology Assessment” em projectos inovadores que visem avaliação dos impactos tecnológicos e de sistemas complexos, e o estabelecimento de novas empresas intensivas em conhecimento, na indústria e nos serviços, decorrentes de resultados ou iniciativa de empreendedores, de empresas já estabelecidas ou de organizações académicas
  • Propiciar formação avançada para permitir a participação qualificada em processos de formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação de políticas de Ciência & Tecnologia e estratégias no âmbito da “Technology Assessment” e da inovação.

Para além da ênfase na realização dum trabalho de investigação original, que conduza à geração de novo conhecimento, e o domínio das correspondentes metodologias de investigação científica, o Doutoramento visa ainda dotar os candidatos dum importante conjunto de competências adicionais que são requisitos essenciais face aos novos desafios na carreira dum doutorado. Assim, e de acordo com as recomendações da European University Association, o ciclo de estudos cobre um conjunto de aspectos vulgarmente designados por „soft skills‰ / ‰transferable skills‰ e que inclui competências de comunicação e escrita técnica, liderança e gestão de tempo e recursos, promoção de parcerias e trabalho em equipa, ética científica e direitos de propriedade intelectual, organização de eventos técnicos, empreendedorismo e transferência de resultados de investigação para o tecido sócio-económico, etc. A compreensão e domínio dos métodos de investigação científica deverão ainda aperfeiçoar a capacidade crítica, capacidade de síntese em contextos de complexidade e grande dinamismo, preparando os candidatos para uma actuação autónoma.

 

Saídas Profissionais

A Avaliação de Tecnologia está presente num largo espectro de empresas nos mais diversos sectores industriais e de serviços. Este curso de doutoramento constitui uma alternativa formativa de grande potencial para os técnicos associados a processos de escolha de tecnologias ou de investimentos tecnológicos. Este tipo de especialistas pode estar quer na administração pública (grandes laboratórios nacionais, ou entidades governamentais com vocação neste domínio) quer em empresas de maior dimensão onde aquele tipo de opção se pode colocar em processos de reconversão ou de desenvolvimento empresarial.
Mas os doutores em Avaliação de Tecnologia podem ainda estar em empresas de menor dimensão mas que antecipam processos de desenvolvimento tecnológico (por exemplo, biotecnologia, nanotecnologia, micro-electrónica) ou de consultoria tecnológica.
Em qualquer caso, serão especialistas que ˆ independentemente da sua formação técnica de base ˆ necessitam adquirir conhecimentos avançados em áreas relacionadas com os domínios onde esse tipo de opções (de investimento e/ou de investigação avançada) se colocam.
Os doutores em Avaliação de Tecnologia terão adicionalmente oportunidades profissionais em centros de investigação ou investigação e desenvolvimento associados a instituições públicas e privadas, e nas instituições de ensino superior.

Em virtude do prestígio granjeado pela FCT NOVA existem também grandes oportunidades profissionais noutros países do espaço europeu.

 

Valor Anual

Estudantes internacionais: 2.750€

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook