Artes Performativas e Tecnologias

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de Artes Performativas e Tecnologias da Universidade Lusófona alarga e aprofunda o modelo tradicional de formação de atores, dotando os seus alunos de competências transversais em domínios de expressão como o movimento, a interpretação cénica e audiovisual, a performance digital, a produção de som, etc., cuja integração crescente é uma exigência do novo estatuto do autor/ intérprete no panorama artístico contemporâneo. É também uma exigência que assiste a esse estatuto, e que encontra correspondência no percurso curricular, a compreensão e a capacidade de agir nos sistemas atuais de produção, mediação e receção das artes. Sob o ponto de vista da formação teórica, o caráter único do curso reside na íntima ligação que estabelece entre o ensino das artes e o ensino das tecnologias da informação e da comunicação, no entendimento de que estas induzem novos conceitos, meios e abordagens com influência irreversível na criação artística. Neste sentido, é promovido e encorajado o trabalho continuado dos alunos com os meios tecnológicos ao dispor ao dispor na Lusófona.

Objetivos

Preenchendo uma lacuna no ensino das artes performativas em Portugal, centrados na aprendizagens cénicas tradicionais e negligenciado os desenvolvimentos trazidos pelo aproveitamento das tecnologias como instrumentos criativos, o curso de Artes Performativas da Universidade Lusófona propõe-se corresponder ao surgimento de novas exigências profissionais no campo da produção artística e respetivas articulações com o domínio da comunicação. (reconhecendo, ao mesmo tempo, o valor da formação técnica tradicional das artes dramáticas e integrando-a no plano curricular). Assim, fornecerá competências transdisciplinares que possibilitam ao seus diplomados afirmarem-se como produtores e criadores capazes de reconhecer e integrar múltiplas formas artísticas, respondendo aos novos desafios nestas áreas e às exigência de um mercado claramente em expansão. Para reforçar estes objetivos, o curso contempla a possibilidade de percursos optativos em ciclos de estudos afins já existentes na Lusófona (de Cinema, Video e Comunicação Multimédia, de Ciências da Comunicação e da Cultura, de Música, de Tradução e Escrita Criativa, etc.).

 

Saídas Profissionais

O curso em Artes Performativas e Tecnologias da Universidade Lusófona fornece preparação teórica e prática para as atividades de autor/ criador / performer, ator/ acriz, profissional das indústrias culturais, da mediação das artes, da crítica de arte, profissional audiovisual, profissional de multimedia, para a integração em instituições culturais, para o empreendedorismo público ou privado no campo das artes performativas e para a atividade de investigação e / ou de ensino.

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.