Arte e Técnica do Couro

Download da Brochura >>

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPT | ESTT
ID:
CT
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Av. Dr. Aurélio Ribeiro 3, Tomar   Ver mapa

Apresentação do curso

O Setor de Curtumes é um setor transformador, que se situa numa posição intermédia de mercado. A montante encontra-se a fileira agroindustrial de onde provêm as peles e a jusante os setores consumidores, com especial relevo para o calçado.

Em Portugal, este setor é composto por cerca de 60 empresas industriais, com uma forte concentração geográfica (85%) na região de Alcanena, onde se encontra também o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC) e a Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes (APIC).

Na última década tem existido uma aposta na exportação de curtidos, exigindo que as empresas disponham de recursos humanos com uma qualificação que permita garantir elevados níveis de competitividade face à concorrência externa, tanto no que respeita à evolução tecnológica, sobretudo nas áreas da química e dos materiais, como noutros aspetos, como o design e a moda.

Muitos técnicos atualmente em atividade nas empresas portuguesas receberam a sua formação em países como Espanha, Inglaterra e Alemanha, onde existem instituições de ensino de nível médio e superior para este setor. Os cursos efetuados nestas condições representam um investimento pesado para os profissionais que pretendam encetar ou prosseguir uma carreira na indústria de curtumes.

 

Objetivos

Formar profissionais para intervir na operação, planificação e controlo das diferentes fases de fabrico de curtumes, e empreender no desenvolvimento de aplicações técnicas e artísticas para couros, peles e subprodutos da indústria de curtumes.

 

Saídas profissionais

Os Técnicos Superiores Profissionais em Arte e Técnica do Couro têm competências para desempenhar funções, sobretudo, em empresas industriais do setor dos curtumes e, ainda, em empresas industriais de aplicação de peles e couros (indústrias do têxtil e do calçado, entre outras), empresas industriais do setor químico, principalmente as que se dedicam à produção de produtos subsidiários para a indústria de curtumes, unidades de tratamento e de valorização de efluentes e resíduos das indústrias de curtumes, ateliers de moda e criação de produtos em couro (autónomos ou em meio empresarial) e empresas comerciais do setor dos curtumes.Aliadas às competências técnicas e artísticas, as competências adquiridas ao nível da inovação e empreendedorismo conferem aos Técnicos Superiores Profissionais em Arte e Técnica do Couro a possibilidade de se tornarem empresários, criando e implementando as suas próprias ideias de negócio.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook