Aprendizagem da Matemática e Insucesso Escolar

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
PG
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

O intuito da Pós-Graduação é formar profissionais competentes para participar ativamente no processo de educação inclusiva em Portugal, capazes de elaborar programas de intervenção para educar um largo leque de crianças com problemas na escola, além das suas características etiológicas. Consequentemente, foca-se na transmissão dos conhecimentos mais atuais da psicologia e na formação profissional, essencialmente prática, tanto na área das chamadas necessidades educativas especiais como em outro tipo de problemas de insucesso escolar, com ênfase especial na discalculia e nas dificuldades na aprendizagem da Matemática, apostando no desenvolvimento de programas de intervenção adequados aos primeiros sinais de dificuldades na escola.

 

Objetivos

No final da Pós-Graduação os formandos deverão ser capazes de:
– Aplicar competências de avaliação, diagnóstico e intervenção em crianças com discalculia, dificuldades na aprendizagem da matemática, com necessidades educativas especiais e com problermas de insucesso escolar.
– Analisar estudos de caso.
– Expor conhecimento nas áreas das dificuldades na aprendizagem da matemática, de necessidades educativas especiais e insucesso escolar.

 

Saídas Profissionais

Trabalho em instituições públicas e privadas, construindo e implementando formas de intervenção para resolver os problemas educacionais das crianças com NEE ou com problemas de insucesso escolar, especialmente no campo da Matemática.

Os graduados possuem formação para intervir:
Nos estabelecimentos de ensino básico.
Na docência, assessoria, educação familiar, formação de adultos, e supervisão pedagógica.
Nos gabinetes de formação.
Nos centros de recursos educativos.
No desenvolvimento de projetos de intervenção.
Nas equipas multidisciplinares.