Acupuntura para Medicina Dentária e Dor Orofacial

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
CESPU | IUCS
ID:
PG
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário de Gandra - Paredes R. Central de Gandra, 1317   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A acupunctura é hoje aceite na comunidade médica como um método que utiliza técnicas de estimulação neuronal periférica com o objectivo de modular a actividade do sistema nervoso através de uma rede neuronal complexa. A introdução das agulhas vai promover um conjunto de respostas ao nível local, segmentar ou espinhal e supra-segmentar ou cerebral. A estimulação desses mesmos pontos de acupunctura visa ter o resultado de libertar substancias vasoactivas que participam no primeiro nível de modulação da nocicepção. Ao nível segmentar ou espinhal a sua acção vai ser exercida na medula nos cornos posteriores. A teoria do “gate control” permitirá compreender esse efeito da acupunctura.

Existem correlações anatomicas, entre os pontos da acupunctura e os pontos gatilho miofasciais, o que se verifica relevante e interessante do ponto de vista clinico e terapeutico para quem se dedica ao tratamento da dor, e neste caso concreto a dor orofacial. A existencia de dor miofascial, ao nível da cabeça e pescoço pode de facto reproduzir a sintomatologia do doente ou causar uma dor referida para um local distante da origem da dor. Algo que de facto é extremamente importante para ter em conta num diagnóstico diferencial na area da dor orofacial. De resto e de acordo com a sua etipatogenia, a dor orofacial pode ser dividida em três grupos, dor somática (visceral ou musculoesquelética), dor neuropática e dor de origem psicogénica onde a acupunctura como terapia complementar pode desempenhar um papel importante.

A importancia de obter uma correcta história clinica bem como a realização de um exame clínico intra-oral para despistar qualquer lesão como fonte primária de dor e um exame extra-oral com recurso a palpação digital de estruturas como a articulação temporomandibular, dos músculos da mastigação e também entre outros, dos músculos posturais será fundamental para integrar o conceito da acupunctura contemporanea e como tal implementar a acupunctura como opção terapeutica, no tratamento da dor orofacial.

Desta forma o curso de pós graduação em Acupunctura para Medicina Dentária e Dor Orofacial, visa dotar os seus formandos de um corpo docente multidisciplinar, onde a tematica da Dor Orofacial e da Acupunctura possam abordar areas distintas que envolvem distúrbios inflamatórios locais ou sistémicos, hipertensão muscular continua devido a adopção de posturas incorrectas, alterações metabolicas, emocionais, distúrbios do sono, infecções cronicas entre outras, como de resto será possivel constatar através do programa do curso.

 

Objetivos

-Permitir aos estudantes adquirir os conhecimentos necessários na área da acupunctura para que estes possam ser aplicados na sua atividade clínica;

– Perante os complexos fenómenos fisiológicos que estão subjacentes à Dor Orofacial e as relações com diferentes áreas da Medicina e da Medicina Dentária fomentar uma aquisição de conhecimentos que permita abordar esta temática com um corpo docente multidisciplinar;

– Promover a acupunctura como uma técnica terapêutica de particular interesse para os clinicos numa área especifica como a Dor Orofacial.