Acupuntura Integrativa

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
CESPU | ESSVA
ID:
PG
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão R. José António Vidal,81   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A acupunctura surgiu na China há cerca de 5500 anos, sendo reconhecida pela OMS desde 1997. Esta modalidade terapêutica, tem sido amplamente exercida, desenvolvida, estudada e documentada por um elevado número de publicações científicas a nível mundial.
Possui uma base filosófico-energética própria, que analisa o individuo em todas as suas componentes, físico-psico-sociais e ambientais. Os princípios filosófico-energéticos da acupunctura são totalmente compatíveis com os fundamentos neurofisiológicos atuais. Por exemplo, as inter-relações entre o Yin e o Yang podem ser explicadas, à luz da ciência atual, como sendo as inter-relações entre o sistema nervoso simpático e parassimpático.
A intervenção nos pontos de acupunctura localizados ao nível dos músculos, fáscias, tendões e tecido peri-articular e ósseo, permite vários mecanismos de ação que promovem a homeostase, tais como: estimulação das fibras nervosas periféricas que enviam impulsos para a medula ativando vários centros no cérebro, que libertam neurotransmissores; modulação da atividade neural no diencéfalo que exerce influência nas funções autónoma, endócrina e imune, através do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, regulando a libertação circadiana de ACTH, Vasopressina e Cortisol; ativação das estruturas de inibição descente da dor, assumindo uma via central no controlo da dor; atuação sobre o sistema límbico e inibição talâmica.
É através destes mecanismos de ação que a acupunctura efetua uma neuro-modulação que dá origem a alterações nas funções sensitivas, motoras e autónomas, com resultados terapêuticos a nível visceral, imunológico, hormonal e neurológico.
A acupunctura pode e deve ser associada a qualquer terapia convencional ou complementar potencializando o seu efeito terapêutico. Constitui uma terapia integrativa, cujo objetivo principal é a prevenção da doença.
Neste contexto, a presente Pós Graduação pretende dar a conhecer os fundamentos básicos da acupunctura, fisiologia, patogenia e diagnóstico, numa perspetiva integrativa. Pretende ainda desenvolver capacidade crítica e sensibilidade clínica no diagnóstico e tratamento, bem como, aprimorar as capacidades de investigação científica na área da acupunctura. Por último, proporcionar novas ferramentas para a prática clínica aos profissionais das diversas áreas da saúde.

 

Objetivos

Proporcionar conhecimentos de conceitos básicos acerca da saúde e da doença na perspetiva da Medicina Tradicional Chinesa.
Dar a conhecer os principais métodos de diagnóstico em acupunctura.
Desenvolver a capacidade de estabelecer um prognóstico e plano de tratamento em acupunctura.
Proporcionar novas ferramentas para a prática clínica aos profissionais das diversas áreas da saúde.
Aprimorar as capacidades de investigação científica na área da acupunctura.
Desenvolver a capacidade de interligar os conhecimentos científicos alopáticos com os da acupunctura.