Natal em Portugal

Natal em Portugal

Natal em Portugal

O Natal em Portugal define-se pela tradição, pelas árvores de natal, pelos presentes, mas acima de tudo pela família, que tem lugar de destaque nesta altura do ano. Apesar de estarmos em tempos de pandemia, algumas atrações estarão disponíveis.

 

A Tradição Portuguesa

Tradicionalmente, as famílias portuguesas reúnem-se no dia 24 de Dezembro, e à mesa do jantar servem-se pratos de bacalhau, peru assado ou polvo, dependendo das tradições de cada região. Para a sobremesa, não falta o Bolo Rei, recheado com frutas cristalizadas ou com frutos secos, além dos deliciosos fritos tradicionais: as filhós, os sonhos e as rabanadas.

Devido à sua herança cristã, é também tradição a montagem do presépio, quer nas ruas, quer nas casas das pessoas junto da árvore de Natal, bem como a ida à Missa do Galo (celebrada tradicionalmente às 00:00 do dia 25 de Dezembro).

 

As ruas ficam iluminadas, as casas também, embebendo todos os residentes num ambiente festivo, de alegria e comunhão. Nas zonas mais frias, como Bragança, Guarda ou Castelo Branco, é também tradição a existência de um “Madeiro”.

 

Madeiro é uma grande fogueira mantida durante todo o período natalício pelos jovens que atingem a maioridade (18 anos) nesse ano. Marcando assim, a sua passagem para a vida adulta.

 

O que fazer no Natal durante a pandemia

Devido à pandemia do COVID19, inúmeros eventos foram cancelados para evitar aglomerações. Entretanto, se você está cá na terrinha e procura algo, temos algumas opções.

 

Em Óbidos, é tradicional o Óbidos Vila Natal, mas, neste ano vai acontecer de forma diferente. Será on-line, através das redes sociais (@obidosvilanatal  Facebook e Instagram) com vídeos animados, concertos e muitas novidades. Saiba mais aqui.

 

No Porto, acontecerá até o dia 03 de janeiro  o Circo de Natal – Coliseu Porto Ageas. São 20 artistas e uma orquestra ao vivo, no entanto, será com limite de público reduzido. O valor das entradas está entre 7 e 18€ e crianças de até 3 anos não pagam. É um lindo e apaixonante espetáculo. Saiba mais aqui.

 

 

Em Lisboa, as ruas, praças e outros espaços da cidade estão animados e decorados com muita iluminação e músicas natalinas. Diversos tradicionais eventos foram cancelados, mas, para manter o espírito natalino foram ligadas cerca de 2,5 milhões de lâmpadas. Sobretudo, a cidade está realmente linda!

 

O Natal português é fundamentalmente um tempo de família junto da qual se celebra a alegria, a união e a paz.

Tenha um Feliz Natal, com paz e segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa newsletter


Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook