equivalencia

Equivalência de Diploma | Como funciona este processo?

Para exercer a profissão legalmente em Portugal, nos casos exigidos pelas ordens e órgãos profissionais, terá que fazer a equivalência de diploma, para depois requerer o registro profissional em Portugal.

A dica que podemos dar é verificar na secretaria da sua instituição se há acordo com alguma instituição portuguesa para duplo diploma. Se houver, o caminho mais fácil, porém igualmente demorado. A equivalência não é algo que consiga de um mês para o outro, podendo levar até 12 meses para conseguir, dependendo da formação.

Caso não haja acordo de duplo diploma, terá que analisar cada instituição do seu curso de licenciatura em Portugal que tenha uma grade curricular semelhante a sua. A palavra final é sempre da instituição que pode aprovar a equivalência, pedir para cursar algumas disciplinas complementares ou rejeitar a equivalência, quando as grades curriculares são muito díspares.

Nós temos uma área especializada que poderá fazer este processo por você, de forma mais assertiva e segura, uma vez que temos contatos diretos com as universidades e politécnicos de Portugal aptos a realizarem este processo. Cabe alertar que a decisão final de equivalência é sempre da instituição de ensino.

Caso tenha interesse, clique no botão abaixo preenchendo o nosso formulário com o motivo que pretende requerer a sua equivalência, assim receberá as opções e valores para o seu caso.