Equivalência do Diploma de Ensino Fundamental e Médio Brasil-Portugal

Equivalência do Diploma de Ensino Fundamental e Médio Brasil-Portugal

Equivalência do Diploma de Ensino Fundamental e Médio Brasil-Portugal

O processo de equivalência de documentos do ensino superior é um tanto burocrático, mas levando em consideração o mesmo processo para o diploma do ensino médio até que é relativamente simples.

Primeiramente, você vai precisar de uma Declaração de Escala de Notas e Declaração de Nota Mínima. Isto porque o Sistema de Ensino Brasileiro tem notas com escaladas diferentes do Sistema de Ensino Português. Cá em Portugal as notas vão de 0 a 20.

 

Onde pode requerer a Declaração de Escala de Notas e Nota Mínima?

Na Embaixada do Brasil em Lisboa – Setor de Cooperação Educacional (atenção, o Consulado não emite esta declaração).

 

Você pode solicitar esta declaração de diversas formas:

  1. Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h na Estrada das Laranjeiras, 144 – 1649-021, Quinta de MilFlores, Lisboa
  2. Por correio
  3. Pelo email [email protected]

 

Para solicitar o documento, deve levar e/ou enviar cópia do histórico escolar do ensino fundamental ou médio com a indicação de aprovação.
Se optar por enviar por correio e/ou email, informe o endereço completo para que o setor responsável da Embaixada possa enviar a declaração original por correio.

 

Prazos da Embaixada

Para quem solicita a declaração pessoalmente no Setor Educacional da Embaixada do Brasil em Lisboa apresentando o histórico escolar, o prazo é de 15 dias. Após este prazo, o solicitante deve buscar pessoalmente a declaração.

Para as solicitações feitas por correio ou e-mail, o prazo para o envio pelo correio é de 45 dias.
 

 

Estou com a Declaração de Escala de Notas. E agora?

Vá até a escola secundária mais próxima da sua residência com o histórico escolar original, uma fotocópia, a declaração de escala de notas original, um comprovante de residência e a sua identificação (autorização de residência, cartão do cidadão ou passaporte).

 

Prazo da Equivalência

A Declaração de Equivalência será fornecida entre 5 e 15 dias da entrega, dependendo da escola secundária.

Esta declaração deve ser mantida juntamente com o seu diploma e histórico escolar, e não deve ser entregue a terceiros, pois é um documento original e pessoal.

Atenção! Algumas escolas portuguesas podem exigir que o histórico escolar brasileiro tenha as assinaturas reconhecidas em cartório brasileiro e seja autenticado através da Apostila de Haia, ainda no Brasil. Caso seja necessário, veja como é feito este processo na nossa página “Apostila de Haia”.

 

Para equivalência do Diploma de Ensino Superior feito no Brasil, o processo é outro.

 

Não mora em Lisboa ou Portugal?

Se você não mora em Lisboa ou Portugal, a EduPortugal pode tratar de todo o processo por você. Tanto na Embaixada quanto na Escola Secundária ou Básica em Portugal.
Fale com a nossa equipe.

Link importante: Embaixada do Brasil em Lisboa