Ciências Biomédicas | Doutorado

Candidaturas abertas!

Endereço

Campus Universitário, Quinta da Granja Monte de Caparica 2829 - 511 Caparica   Ver mapa

Apresentação do Curso

O doutoramento em Ciências Biomédicas procura estimular e permitir o desenvolvimento de competências a Licenciados e Mestres na área das ciências biomédicas, abrangendo os mais jovens, mas também profissionais já inseridos no mercado de trabalho.

Este programa pretende alcançar uma formação avançada de recursos humanos e uma muito elevada produção científica de nível internacional, que o IUEM tem de forma crescente apresentado, promovendo uma política de transferência do conhecimento para a sociedade, tendo por base a investigação numa interligação com a comunidade.

Este ciclo de estudos visa um ensino moderno baseado na flexibilidade de construção de uma formação personalizada, que permita ao doutorando desenvolver competências várias, pessoais e interpessoais, num contexto técnico e científico em ciências biomédicas, dando ênfase a Soft Skills.

O nosso programa doutoral baseia-se numa estrutura totalmente flexível, não havendo unidades curriculares letivas fixas, permitindo ao doutorando fazer conciliação com outros interesses. O programa integra um 1º ano com uma unidade curricular de natureza anual, designada “Ano Probatório” dando a possibilidade ao doutorando de concretizar uma formação inicial personalizada e adequada aos seus interesses e necessidades em função do seu projeto. As componentes letivas e/ou de formação avançada serão definidas de forma personalizada para cada estudante podendo ser realizadas num só semestre ou ao longo dos 2 semestres do 1º ano, até um limite máximo de 30 créditos. Os restantes 30 créditos da unidade Ano Probatório contemplam obrigatoriamente trabalhos preparatórios (laboratoriais ou de outra índole) de suporte ao arranque da Tese.

No final do Ano Probatório existirá uma prova pública de apresentação do trabalho desenvolvido, sendo imprescindível o aproveitamento neste ano para o prosseguimento dos estudos.

A partir do 2º ano o programa integra a elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada ao vasto ramo de conhecimento em Ciências Biomédicas. É condição absoluta que o candidato apresente pelo menos dois artigos científicos como primeiro autor no âmbito do tema da tese, publicados ou aceites para publicação numa Revista Científica Indexada “ISI Web of Knowlege/Scopus”.

 

Saídas Profissionais

O corpo docente do IUEM é especializado e pode aconselhá-lo quanto ao seu futuro profissional, fruto de uma inserção profissional reconhecida dos nossos Alumni, constituindo um excelente desafio o acompanhamento e inserção destes nossos novos alunos. São inúmeros os exemplos de Alumni que ocupam cargos em organizações nacionais e internacionais de renome, instituições de ensino superior e vários órgãos estatais.

Mais detalhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *