Guia de Candidatura com Cidadania Europeia

cabeçalho-página2-min

Guia de Candidatura com Cidadania Europeia | Como fazer

 

Para candidatar-se a uma vaga de licenciatura em Portugal tendo uma dupla nacionalidade europeia deverá realizar o Exame Nacional em Portugal (similar ao ENEM) ou realizar o exame de ingresso nas instituições privadas que permitirem esta forma de ingresso.

Como cidadão Europeu, você poderá concorrer pelo Regime Geral (qualquer cidadania europeia) ou pelo Contingente do Emigrante Português (cota exclusiva para quem tem a cidadania portuguesa)

Documentos Necessários

Os documentos necessários são:

  • Passaporte Europeu válido
  • Comprovante de Residência (onde mora atualmente)
  • Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Histórico Escolar do Ensino Médio

O diploma/certificado e histórico escolar brasileiros será legalizado e receberá um Certificado oficial com a nota de aproveitamento geral reconhecida por uma escola secundária portuguesa. A inscrição para o Exame Nacional deve ser feita em uma escola secundária, do bairro onde mora em Portugal. Já para quem mora no Brasil, será definida uma escola secundária após entrevista que fazemos com o estudante e os pais.

Prazos

A inscrição para o exame acontece entre fevereiro e março e o exame nacional acontece, em todos os anos, em Junho (1ª fase) e em Julho (2ª fase). Os resultados da 1ª fase saem na 1ª quinzena de Julho e os resultados da 2ª fase na 1ª quinzena de Agosto. Já as candidaturas nas universidades da 1ª fase ocorrem na 2ª quinzena de Julho e as candidaturas da 2ª fase nas universidades ocorrem na 2ª quinzena de Agosto.

Tenha atenção aos pré-requisitos que são obrigatórios para alguns tipos de cursos e têm prazos específicos.

Para quem pretende ingressar pelo Contingente do Emigrante Português, somente é possível candidatar-se com as notas da 1ª fase do Exame Nacional.

Como preparar-se para o Exame Nacional

Para preparar-se para este exame, você pode fazer um curso preparatório em escolas especializadas para tal ou aulas online com professores portugueses. Fale com a EduPortugal para receber informações de cursos preparatórios e aulas online. No site oficial da IAVE encontrará as provas dos exames anteriores e ainda poderá fazer simulados para estudar e testar o seu conhecimento.

A EduPortugal tem um serviço especial para quem possui a cidadania europeia, mas ainda mora no Brasil: Kit do Exame Nacional

Este serviço contempla todo o processo de legalização dos seus documentos brasileiros em Portugal, inscrição em escola secundária, informações e inscrição no exame nacional, resultado e candidaturas nas universidades portuguesas. Isto é feito por procuração. Assim, o estudante vem para Portugal apenas no momento de realizar o exame.

Como é calculada a nota de candidatura nas Universidades via Exame Nacional

50% da classificação final do ensino secundário
50% das provas de ingresso (de acordo com o curso pretendido)